Logistica reversa pós consumo
Acadêmico
Professora-Tutora Externa
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso: Administração de Empresas (ADG0141) – Prática do Módulo V
24/01/14
RESUMO
Ao iniciar este artigo que envolve Logística Reversa do Pós-Consumo, como objetos de estudo, considera-se importante, estudar seus dinamismos, fazendo uma abordagem sobre como a Logística Reversa do Pós-Consumo atua no processo de ciclo produtivo dos materiais e produtos constituintes que tem prazo de vida útil e que envolve a reintrodução dos materiais que estão ligados à cadeia de valor através do ciclo de negócios que será o ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho. É possível formalizar que Logística Reversa está relacionada a um conjunto de concepções que geram materiais que retornam ao processo tradicional de suprimento, acompanhamento, produção, distribuição e a fase da qual o produto ou material seja aproveitado da melhor forma possível. Também abrange a importância das transformações dos produtos adquiridos e descartados pelas pessoas e que são reaproveitados para atuar no consumo de vendas no mercado. Assim, o trabalho mostra temas sobre Logística Reversa do Pós-Consumo bem como suas fases e métodos para o bom desempenho e crescimento na produção da Logística Reversa e como faz para conduzir nas empresas esta forma de valorização do produto ou material.
Palavras-chave: Logística Reversa. Pós-Consumo.
1 INTRODUÇÃO
Como afirma Leite (2003), os canais de distribuição reversos no pós-consumo são produtos que cuja vida útil chegou ao fim ou que foram jogados fora devido a defeitos ocorridos ao longo do tempo, cujo conserto é considerado inviável, ou por não se adequarem mais às conveniências do consumidor.
Ainda afirma Leite (2003), os canais de distribuição reversos no pós-consumo constituem-se pelo fluxo reverso de produtos que surgem no descarte dos produtos depois de encerrada a vida útil e que retornam ao