Logistica reversa - entulho
O tema desenvolvido nesta pesquisa tem por objetivo mostrar a sustentabilidade na área da construção civil através da logística verde.
O objetivo principal da logística verde é o de atender aos princípios da sustentabilidade ambiental como o da produção limpa, onde a responsabilidade é o “berço à cova” ou seja, quem produz deve responsabilizar-se também pelo destino final dos produtos gerados, de forma a reduzir o impacto ambiental que eles causam. (GONÇALVES, 2007, p. 1)
As empresas devem se conscientizar da importância e da necessidade de um meio ambiente sustentável. O papel da logística reversa, que faz parte da logística verde, é operacionalizar o retorno dos resíduos de pós-consumo e pós-venda ao ambiente produtivo e/ou de negócios agregando valor ambiental, logístico, financeiro e legal as empresas que a adotam. As formas de operacionalizar o retorno dos resíduos dependem da viabilidade econômica e do objetivo/foco da empresa (GUARNIERI, 2010, p. 2).
A logística reversa reaproveita resíduos em material viabilizando retorno financeiro.
O entulho, principal resíduo do ramo da construção civil, é definido como sobras ou rejeitos constituídos por todo material mineral oriundo do desperdício inerente ao processo construtivo adotado na obra nova ou de reformas ou demolições. A sua ocorrência no meio urbano o define como um resíduo sólido urbano e sua constituição pode ser variável em função de sua origem. O entulho pode ser originado basicamente de três formas: de novas construções, de reformas e de demolições e o destino final deve ser de responsabilidade de quem o gerou (LEVY e HELENE, 1997,p. 6).
Como material desperdiçado, o entulho gerado na construção civil relaciona-se a maneira como é feito o trabalho das empresas desse ramo.
A importância da logística reversa pode ser dimensionada pelo exemplo dos Estados Unidos onde estima-se que os custos logísticos totais representem 10,7% do PIB sendo a logística