DEFINI O DO PROBLEMA DE PESQUISA E Justificativa
Com o intenso uso dos recursos naturais exige-se das empresas a necessidade de se adequar os processos produtivos à preservação ambiental, adotando em suas práticas produtivas estratégias e/ou técnicas amigáveis ao meio ambiente, que contribuam para a redução dos resíduos emitidos, uso dos recursos naturais e às agressões causadas em decorrência de suas atividades e, com isso, aliar o desenvolvimento econômico à preservação da natureza, objetivando, dessa forma, produzir bem e melhor.
A responsabilidade também abrange os setores ligados a construção civil. As construtoras têm o dever legal de dar destinação correta aos resíduos das obras.E o exemplo para o Brasil vem de Portugal, onde 60% dos resíduos são reaproveitados desta forma. O segredo por lá, segundo a vice-cônsul do país em Porto Alegre, Adriana de Melo Ribeiro, foi o incentivo do governo.
Existe em Portugal uma estrutura montada de maneira que o usuário saiba onde pode levar o entulho e quem fará o recolhimento dele. Na construção civil existem obras que fazem o reaproveitamento no próprio canteiro de obras. Quase nada mais vai para os aterros sanitários.
Mas e no Brasil? Aqui o aproveitamento do entulho não chega a 1%. Conforme o presidente da Associação Brasileira da Reciclagem da Construção Civil, Levi Torres, uma das aplicações do entulho reciclado é a fabricação de areia artificial.
Por fim, todo método deve expor a sequência lógica dos passos a seguir para alcançar o objetivo predeterminado, e as distintas técnicas utilizadas, a fim de mostrar como ambos traduzem, a nível operacional, tanto os fundamentos epistemológicos, como os aspectos específicos do objeto sobre o qual se pretende atuar. Considerando-se as informações acima, o despertar da sociedade para as questões ambientais, os problemas causados ao meio ambiente em função do intenso uso dos recursos naturais, a necessidade das empresas aliarem ao seu processo