resíduos na construção civil
Faculdade de Engenharia – Campus Bauru
Metodologia Científica
Dr. Marcos Silveira
DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
João Antonio C. Matiolli RA: 131010174 Larissa Limongi Aguiar RA: 131010451 Márcio Jen Menezes Ko RA: 131010492
SP-Bauru
Junho/2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO
O serviço sistemático de limpeza urbana se originou em nosso país na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 25 de novembro de 1880. Esse início se deu em razão da aprovação de um decreto pelo imperador, o qual previa a limpeza e irrigação da cidade. Os serviços de limpeza, desde então apresentaram mudanças significativas. Atualmente, a gestão desses resíduos apresenta-se de maneira distinta em casa cidade brasileira, contudo, há locais em que o gerenciamento mostra-se bastante precário.
A gestão de resíduos sólidos corresponde a um setor do saneamento básico. Esse setor é estudado por diversos profissionais, como os engenheiros ambientais e os engenheiros civis. Esse setor apresenta extrema relevância, pois o descarte inadequado de resíduos implica na degradação do meio ambiente, seja pela poluição dos recursos hídricos ou dos solos. E essa degradação reflete na qualidade de vida do ser humano, pois, o descarte incorreto causa a proliferação de doenças. Tendo isso em vista, o engenheiro estadunidense Prof. Donald P. Coduto (1999) afirmou “Civil engineers protect public health by designing and building facilities that provide clean water and sanitation. No other profession, including medicine, has done more to reduce the spread of disease and save lives”.
Dessa forma, a gestão de resíduos sólidos foi considerada uma questão de extrema importância nos países desenvolvidos e, tem despontado no Brasil, atualmente. Essa gestão compreende o estudo de maneiras sustentáveis de reaproveitamento dos resíduos e o descarte correto dos resíduos que não