logistica reversa de residuos solidos
Tema: Logística reversa de resíduos sólidos.
Delimitação do tema: Logística reversa de resíduos de pilhas e baterias de celulares no município de São Paulo.
Justificativa: Nas pilhas e baterias contém componentes que causam danos ao meio ambiente e risco a saúde pública. Se descartados em lixo comum vão parar nos lixões e aterros sanitários, a decomposição desse material é demorada e durante esse processo são liberados resíduos tóxicos que contaminam solos, rios e lençóis freáticos, agredindo a saúde humana e o meio ambiente. Infelizmente não há uma conscientização generalizada sobre esse problema e os programas de coletas existentes na cidade são poucos para obter um resultado satisfatório.
Objetivos: Compreender a visão do tema logística reversa, em suas categorias pós-venda e pós-consumo, apresentando casos de pilhas e baterias descartados no município de São Paulo na última década, e quais os impactos causados ao meio ambiente e á sociedade como também das legislações existentes.
Problema: Quais as consequências causadas pelo descarte incorreto de pilhas e baterias de celulares?
Hipótese: O projeto de reciclagem de pilhas e baterias realizado pelo Banco Santander, que recolhe e descarta corretamente esses materiais, encaminhando os mesmos já selecionados por marcas e modelos para a empresa de reciclagem Suzanquim deveria ser tido como exemplo, não só por outras empresas privadas, mas como também pelo Governo e pela população que muita das vezes se omitem da responsabilidade de cuidar do meio ambiente.
REFERENCIAL TEÓRICO:
Entendemos a Logística Reversa como a área da Logística Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós - consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa,