ciclo do enxofre
O ciclo do enxofre é a coleção de processos pelos quais o elemento se move aos minerais (incluindo as vias navegáveis) e sistemas vivos. Ciclos biogeoquímicos importantes na geologia porque afeta amplo conjunto mineral para a vida de maneira geral. Enxofre representa elemento essencial, componente de muitas proteínas e cofatores.
Na biologia, ciclo do enxofre é o processo pelo qual o enxofre é transformado pelos seres vivos como animais e plantas e outros processos químicos. Em muitos aspectos o ciclo do enxofre assemelha-se ao ciclo do nitrogênio, excetuando a significativa inserção desse elemento proveniente da litosfera através da atividade vulcânica e a ausência do processo biológico de fixação do enxofre da atmosfera à terra ou água.
2.O ciclo:
As proteínas dependem basicamente do enxofre. O enxofre é encontrado no solo em combinações de sais de sulfato, sulfetos e minério. Nas proximidades de vulcões, o enxofre é encontrado na sua forma original, razão pela qual há muitas unidades de exploração nestas regiões. O ciclo do enxofre compreende 6 etapas básicas conforme ilustração:
Figura
As plantas absorvem compostos contendo enxofre além dos sulfatos;
Na produção de aminoácidos das plantas o hidrogênio substitui o oxigênio na composição dos sulfatos;
Os seres vivos se alimentam das plantas;
Os microorganismos decompõem os aminoácidos que contêm enxofre nos restos de animais e plantas, criando sulfeto de hidrogênio;
O enxofre é extraído do sulfeto por bactérias e microorganismos; e
Os sulfatos são produzidos pela ação de microorganismos na combinação do enxofre com o oxigênio.
2.1.Descrição do Ciclo do Enxofre
O enxofre é um importante constituinte de alguns aminoácidos, como a cisteína e metonina, e portanto, não pode faltar para perfeita produção de proteínas. Em muitos seres vivos, moléculas com átomos desse elemento, atuam como cofator ("estimulador")