ufsc
Centro de Ciências Jurídicas
O Que é Dialética?
A obra O que é dialética? De Leandro Konder mostra a evolução do pensamento de filósofos e autores em torno do assunto. A dialética, a arte de debater, persuadir ou raciocinar, teria surgido por volta de 490 a.C e por ser uma ideia que desafiava poderes e regimes, a dialética foi se perdendo no tempo e só depois do Iluminismo, quando os pensadores foram capazes de expressar opiniões e mostrar ao povo o poder do discernimento que a dialética voltou a ser estudada.
No século XIII, Rousseau e Diderot foram os principais colaboradores da dialética, sendo até rotulados de “forças de desordem”. No final do século XIII surge Kant com seu conceito de “razão pura” que sustentava a ideia de que o pensamento humano deveria ser ponderado pela natureza e pelos limites do conhecimento, e assim surgiriam contradições que não poderiam ser expulsas do pensamento.
No século XIX Hegel discute a superação dialética e fala que esta é uma negação da realidade, primeiro existe a TESE, que é a idéia, gerando uma ANTÍTESE, que se contrapõe à TESE, surgindo assim a SÍNTESE, que é a superação das anteriores. Após a concepção de dialética feita por Hegel, Karl Marx criou uma corrrente divergente sobre o assunto. Para Marx, a dialética seria o pensamento e a realidade, que seriam contraditórias. Marx constrói o conceito de alienação, e segundo ele, o homem se perde e se sente ameaçado pelas próprias criações, e ao invés de libertar-se acaba por se enrolar ainda mais no pensamento. Ainda em Marx, é apontado o conceito da totalidade, que fala sobre o pensamento humano ser interligado e que compõem um todo, e que para mudar a realidade é necessário um acumulo de mudanças no todo.
“O terreno em que a dialética pode demonstrar decisivamente aquilo de que é capaz não é o terreno da análise dos fenômenos quantificáveis e sim o da natureza humana, o da transformação da sociedade”. (Konder, Leandro. O que