Ufsc
Link daqui
A web
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
domingo, 2 de novembro de 2008
Sistema Operacional: Uma Máquina de Níveis?
Um sistema com hierarquias é considerado uma máquina de níveis. No sistema computacional vamos desde o chip (estrutura física com semicondutores de silício) até os programas aplicativos (instruções de computador que executam tarefas úteis a usuários, seja humano, seja outro computador) passando ainda pelo sistema operacional.
O SO participa de todos os níveis do sistema computacional, uma vez que ele abstrai o hardware para o usuário, mantendo a integridade e segurança do hardware; outra vez que o SO gerencia recursos de baixo nível (físicos) como memória, E/S; e recursos de alto nível (lógicos) como programas usuário. Em outras palavras, o sistema operacional é considerado uma máquina de níveis porque está presente no processo dos dispositivos físicos, programas, compiladores, editores e aplicativos.
O conceito de máquina virtual vem da abstração que ocorre quando se liga um sistema computacional à energia elétrica e toma-se gerencia da máquina o SO. Ocorre que ele atua de interface entre o usuário e os dispositivos físicos. Quando ocorre uma interrupção o SO primeiramente valida e então transfere a interrupção para o controlador de interrupções. Voltando a interface entre o usuário e os dispositivos físicos, o termo virtual implica: o que vemos é uma abstração da máquina real, uma simplificação, uma imagem do que é o computador. O SO simula um computador com hardware para o software e o próprio usuário usarem. Estes acessam indiretamente o hardware mantendo o correto funcionamento de todo o sistema.
//by