Resíduos Sólidos Logistica Reversa
Márcio Alexandre dos Santos Silva RA: 9083393362
O crescente aumento do consumo, conseqüentemente a geração dos resíduos sólidos (lixo) é hoje uma das grandes preocupações nas organizações, tanto Públicas como Privadas. Instituições e entidades ambientais têm divulgado números astronômicos sobre o assunto quando se refere aos resíduos gerados pela população.
O objetivo geral deste trabalho é de estudar o descarte final dos resíduos sólidos pós-consumo pela população na logística reversa.
Visita feita ao Instituto Ambiental Estre de Paulínia/SP, em 07/11/2009, possibilitou uma visão analítica e a auto crítica com relação a cultura da sociedade como um todo, de seus hábitos de consumo e de descarte de seus resíduos e materiais recicláveis com processo de segregação para a compreensão dos aspectos e impactos que envolvem a educação ambiental na logística reversa.
Acompanhados pelo Engº Gustavo Marson, conhecemos um pouco sobre o Instituto Ambiental Estre, onde é visitado por diversas Instituições como escolas entre outros, tendo como modelo explanar os setores em que a Estre atua e sua contribuição numa política sustentável, através de Educação Ambiental, Reflorestamento Urbano e Coleta Seletiva.
A Estre possui um monitoramento através de uma triagem e reciclagem de materiais da construção civil, onde os resíduos deste segmento são triturados no britador com capacidade de 100 toneladas de entulho por hora e que após este processamento, é gerado britas que ficam disponibilizadas para doação e para utilização com diversas finalidades e aplicações na própria empresa.
Conhecemos o Aterro Sanitário que apesar de oferecer soluções corretas para resíduos classes IIA e IIB, com sistemas de última geração através de impermeabilização do solo, drenagem e tratamento de líquidos (chorume) e