topografia
Balizas – são peças com 2m de altura, de seção octogonal, pintadas a cada 50 cm em duas cores contrastantes (vermelho e branco) e tendo na parte inferior um ponteiro de ferro para auxiliar na fixação no terreno. Poderá também ser de ferro e, nesse caso, de canos galvanizados ou condutos elétricos; terão maior peso, o que representa uma inconveniência; no entanto poderão ser compostas de duas metades, de um metro cada, conectadas por uma luva com rosca, o que facilita seu transporte em veículos pequenos.
A baliza é um auxiliar indispensável para quaisquer trabalhos topográficos, pois possibilita a medida de distâncias, os alinhamentos de pontos e serve ainda para destacar um ponto sobre o terreno, tornando-o visível de locais muitos afastados.
Fichas – são peças de ferro, de seção circular, com um diâmetro de 1/4’’ ou 3/16’’, com cerca de 40 cm de altura; são pontiagudas na extremidade inferior, para cravação no solo e na extremidade superior, poderemos ter uma cabeça circular ou triangular, devem ser pintadas em cor vivas para melhor visualização, o que evita perdas no meio da vegetação. As fichas compõem grupos de 5 ou 10, em argola de ferro, onde são enfiadas pela extremidade superior.
Corrente de agrimensor – trata-se de uma peça para medidas de distâncias que conforme seu nome assemelha-se a uma corrente. Tem grande facilidade de articulação e rusticidade. É composta de barras de ferro ligadas por elos, dois em cada extremidades, para facilitar a articulação, cada barra entre elos mede 20 cm, 5 barras com os respectivos elos representam 1 metro, a cada metro encontra-se presa uma medalha onde esta gravado o número de metros. A primeira e a última barras são diferentes, pois contem as manoplas, as quais permitem a extensão com força suficiente para