LOGISTICA REVERSA 3
Material Teórico
Perspectivas da logística reversa
Responsável pelo Conteúdo:
Prof. Ms. Enrico D’Onofro
Revisão Textual:
Profa. Ms. Luciene Oliveira da Costa Santos
Perspectivas da logística reversa
• Introdução
• Fatores propulsores de logística reversa de pós-consumo
• Considerações finais
Trataremos do conceito e da importância da Logística Reversa de
Pós-Consumo, considerando os fatores ecológicos, econômicos, legais, tecnológicos, logísticos e imagem. Abordaremos a viabilidade da implantação da Logística Reversa de PósConsumo, enfatizando seus fatores econômicos e legais.
Para facilitar o processo de ensino aprendizagem, é importante a realização das atividades propostas, bem como o acompanhamento e leitura do material complementar e de apoio.
O mapa mental demonstra de forma clara o assunto proposto. A sua utilização quanto à formação das ideias principais desta unidade é uma peça chave no entendimento do texto, uma ferramenta importante para o leitor.
5
Unidade: Perspectivas da logística reversa
Contextualização
O aumento do consumismo e o curto ciclo de vida dos produtos referentes à sua durabilidade fizeram com que o aumento do descarte de produtos se tornasse um problema mundial.
A Logística Reversa de Pós-Consumo viabiliza o retorno de produtos, ao quais, por algum motivo, não se deseja utilizar, ou não podem ser mais utilizados, e necessitam de um destino adequado, sendo ela a matriz estratégica, tática e operacional para a viabilização adequada do retorno.
6
Introdução
A busca da produtividade “fazendo mais com menos” acompanha as organizações antes mesmo da Revolução Industrial, na qual podemos citar Adam Smith em sua obra A Riqueza das Nações, que explica claramente esta situação.
Se pararmos para analisar as famílias da década de 1930, 40 e 50, percebemos que eram numerosas, e tinham como única fonte de renda o salário do chefe de família, o qual era o provedor de todos os recursos do seu próprio núcleo familiar.