Logistica - esboço
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE- FEAC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - 2012.2 - DIURNO
DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTIFÍCA
"A EXPORTAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR: AS RELAÇÕES ENTRE INFRA-ESTRUTURA PORTUÁRIA E O POTÊNCIAL DE EXPORTAÇÃO DO SETOR AGROINDUSTRIAL (SAG) DO ESTADO DE ALAGOAS"
1. PROBLEMA: "Como as diferenças da infra-estrutura portuária do estado de Alagoas interferem nos seu potencial de exportação de cana-de-açúcar?"
2. JUSTIFICATIVA: O presente projeto apresenta uma proposta de ação organizacional do setor sucroalcoleiro e portuário do estado de Alagoas. Para que em conjunto seja possível superar as vulnerabilidades e obter os resultados de crescmento e melhoria, foi levado em conta a importância do Brasil em ambos o setores, assim como a necessidade de um processo de renovação institucional com a intenção de recuperar os investimentos no setor portuário e a superação da resposta aos gargalos e demandas do setor agroindustrial.
3. VIABILIDADE: A grande questão logística a ser gerenciada é saber se a infra-estrutura de armazenamento e transporte também está crescendo a taxas capazes de viabilizar o crescimento do açúcar brasileiro no mercado local e internacional.
4. OBJETIVO GERAL: O presente projeto tem commo objetivo principal identificar os fatores que interferem na logística local do setor sucro-alcoleiro do estado de Alagoas, como também as suas deficiências estruturais do setor portuário. Para a melhoria e expansão do conjunto, os focos centrais da pesquisa convergiram para a superação dos gargalos e a melhoria da demanda de ambos de acordo com a Teoria da Organização Agroindustrial e a Teoria de Administração de Portos.
5. OBJETIVOS:
· Detalhar a qualidade da infra-estrutura do Porto de maceió;
· Identificar a ligação de infra-estrutura portuária e o potêncial de exportação;
· Analisar comparativamente o potêncial de exportação do Porto de Maceió e o Porto de Suape;