logica
Se tivermos a certeza de que a nossa forma de pensar é correcta, podemos sempre defendermo-nos de quem nos pretende enganar ou persuadir por vias ilusorias ou emocionais. A Lógica é, então, uma boa arma de defesa/ataque!
Além do mais, estudar Lógica permite-nos um avanço em relação aos outros, sobretudo quando quisermos convencer alguem do nosso ponto de vista e/ou pedir o seu apoio.
Contra um argumento inabalável nada haverá mais a dizer! A autoridade de um argumento reduz a pó o argumento da autoridade.
- A disciplina filosófica que se dedica ao estudo das leis, princípios e regras a que deve obedecer o pensamento e o discurso é precisamente a lógica.
- no seu sentindo etimológico, ela é a ciência do ‘logos’. O termo ‘logos’ de origem grega , significa : palavra, discurso , pensamento, razão. Como tal, a lógica terá por objecto o pensamento e o discurso, preocupando-se com a sua correcção.
- A psicologia ocupa-se do estudo dos mecanismos e processos mentais, a lógica apenas terá em consideração o resultado desses processos: o pensamento como produto, traduzido em enunciados.
- Torna-se pois, necessário obedecer a determinadas regras para a elaboração dos nossos raciocínios, ou argumentos. A lógica permite estabelecer essas regras, de modo a distinguir os raciocínios válidos daqueles que não o são.
Princípios Lógicos (princípios básicos do nosso pensamento)
a) Principio de Identidade - de acordo com este principio, se se coloca uma proposição, temos de colocar a mesma proposição, isto é, uma proposição é equivalente a si mesma.
Ex.: se eu me chamo Catarina, logo chamo-me Catarina - O que acima de tudo, importa reter relativamente a este princípio é que ele exige que, no decurso de um procedimento argumentativo ou demonstrativo, se mantenha o mesmo significado dos