logica combinatoria
Para a execução do experimento foram utilizados 10 fios (para uso em matriz de contatos) com um comprimento aproximado de 20cm, um CI (Circuito Integrado) 7400 (ou 74LS00), uma chave de borne e o Datasheet sn7400.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O experimento iniciou-se acoplando o circuito integrado 7400 à protoboard do MultitLab. Alimentou-se o CI com 5V no terminal de número 14 e aterrou-se o mesmo através do terminal de número 7.
Para verificar o funcionamento da porta NAND conectaram-se os terminais 1 e 2 do CI nos Botões D1 e D2, respectivamente, do MultitLab, que serviriam como as entradas e o terminal 3 foi conectado a um led.
Para implementação do circuito equivalente ao de uma porta NOT utilizando portas NAND conectaram-se os terminais 1 e 2 no mesmo Botão e manteve-se o terminal 3 no led.
Para implementação do circuito equivalente ao de uma porta AND utilizando portas NAND conectaram-se os terminais 1 e 2 do CI nos respectivos Botões do MultitLab, que serviriam como as entradas e o terminal 3 foi conectado aos terminais 4 e 5 simultaneamente. Finalmente o terminal 6 foi conectado ao led.
Para implementação do circuito equivalente ao de uma porta OR utilizando portas NAND conectaram-se os terminais 1 e 2 no Botão 1 (ou A) e os terminais 4 e 5 no Botão 2 (ou B). Os terminais 3 e 6 foram conectados nos terminais 10 e 9 e o terminal 8 foi conectado ao led.
5. ANÁLISE DE DADOS
Para verificação do funcionamento da porta NAND levou-se em consideração o esquema a seguir:
Figura 5.1 – Circuito da função NAND Para verificação do funcionamento da porta NOT levou-se em consideração o esquema a seguir:
Figura 5.2 – Circuito da função NOT Para verificação do funcionamento da porta AND levou-se em consideração o esquema a seguir:
Figura 5.3 – Circuito da função AND Para verificação do funcionamento da porta OR levou-se em consideração o esquema a seguir:
Figura 5.4 – Circuito da função OR 6. CONCLUSÃO
Concluiu-se