APOSTILA RESUMO OPERA ES L GICAS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA
OPERAÇÕES INFRALÓGICAS E LÓGICAS
(A partir de: GOULART, I. B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.)
PERÍODOS
Período operatório concreto (7-11anos):
- Operações infralógicas: que são constituintes do objeto. Operações: conservações físicas (massa, peso e volume) e espaciais (comprimento, superfície, perímetro)
- Operações lógicas: neste período versam sobre semelhanças e diferenças. Operações: classificação, seriação e multiplicação lógica – são as principais. A operação da compensação simples também surge neste período, mas a compensação complexa só será plenamente alcançada no estádio operatório formal.
- Conceito de número
Período operatório formal (a partir dos 11/12 anos):
- Operações lógicas: neste período implicam uma combinatória. Operações: compensação, razão-proporção, probabilidade, indução de leis.
OPERAÇÕES
Conservação: operação infralógica definida pela capacidade do sujeito de perceber que apesar da variação (transformação) da forma ou arranjo espacial, uma quantidade ou valor não varia se dele não se retira ou adiciona algo.
Classificação (7-9anos): operação lógica que envolve o agrupamento por classes; implica uma relação de semelhanças e diferenças; é a capacidade de separar (ou agrupar) objetos, pessoas, fatos, idéias, etc. em classes ou grupos tendo por critério uma ou mais características comuns.
Seriação (7-9anos): operação lógica que consiste em ordenar os elementos segunda grandezas crescentes ou decrescentes; é uma ordenação de elementos segundo uma qualidade que varia; é uma relação sobre assimetrias.
Multiplicação Lógica (9-11anos): consiste em multiplicar logicamente duas ou mais séries de acontecimentos em processo de mudança; requer que o sujeito trabalhe com duas, três ou mais variáveis combinando-as entre si; é o último estágio da classificação; dois ou mais atributos são combinados para se obter o próximo de uma série.