Consumo
R:
Após o término da 2° Guerra mundial a busca para evitar a crise ocorrida após a 1° guerra um consultor norte-americano especializado em varejo, Victor Lebow, disse “nós precisamos de coisas consumidas, destruídas, gastas, substituídas e descartadas numa taxa continuamente crescente” e após o término da 2° guerra a economia de consumo substituiu a economia do abastecimento, apresentando uma nova forma de controle, injetando na sociedade a necessidade de consumo.
2) Explique e exemplifique a obsolescência planejada e a obsolescência perceptiva.
R:
Obsolescência Planejada – é uma decisão proposital das indústrias e produtores de fabricar e vender seus produtos de consumo para que estes não venham ter vida útil, “produtos descartáveis.”
Ex: como exemplo temos a meia-calça que poderia ser produzida por um material resistente, no entanto vemos que a durabilidade é muito curta.
Obsolescência perceptiva – é quando as pessoas são induzidas a consumir bens muito mais por sua “simbologia” do que sua necessidade real. As empresas criando maneiras de que esse produto se torne necessidade para os consumidores.
Ex: como exemplo temos os celulares que a cada semana é lançado um modelo novo e cada vez mais avançado.
3) Reflita sobre o papel da mídia (publicidade) nessa sociedade.
R: A mídia está aí para criar a ideia de necessidade na cabeça do consumidor, ela é a responsável por nos fazer desejar ter o carro do ano ou a roupa da moda sendo que as coisas que temos funcionam perfeitamente bem.