LOG STICA
1. INTRODUÇÃO
Atualmente é fundamental para as empresas modernas, a implementação de um sistema de logística. O papel da logística no negócio aumentou tanto em escopo, quanto em importância estratégica. Integração do fluxo de material, produção e distribuição, vêm revolucionando não somente a forma pela qual as empresas gerenciam suas atividades logísticas, mas, também, como gerenciam todo o seu negócio.
As estratégicas logísticas dentro de um determinado segmento influenciam, na cultura organizacional da empresa e provoca mudanças: nos colaboradores ou funcionários desse segmento, nos produtos, nas parcerias, na seleção de fornecedores e nos clientes. Como um dos segmentos que atualmente se beneficia com essas estratégias, destaca-se a rede varejista, especialmente os supermercados, revendedores, atacados, pequenos comércios, etc.
A partir da Revolução Industrial, com o advento da máquina a vapor, foi criada uma nova forma de estabelecimento de valores para o desenvolvimento das nações.
Segundo Arantes (1972) o desenvolvimento e uso de novas tecnologias e conhecimentos na indústria promoveram a construção de uma nova sociedade, onde gradualmente a competitividade foi se tornando cada vez mais importante.
Após o termino Segunda Guerra Mundial, já na segunda metade do século XX, alguns países já tinham se estabelecido como metas norteadoras do processo de industrialização e desenvolvimento, promovendo de forma sistemática a sua estruturação interna. Com isto e com a potencialização do processo de globalização, as nações têm uma dependência cada vez maior de sua capacidade de competir com outras nações, mediante a estruturação interna e o conhecimento que essas mesmas nações conseguem prover.
A concorrência entre os países, segundo Porter (1990), é a capacidade de inserir produtos e serviços demandados, bem como a capacidade de criar novas demandas para os consumidores, com a eficácia e eficiência necessárias. Como os produtos e serviços são