LOFT
MBH Arquitetos liderou o projeto de conversão, e os 46 lofts do condomínio variam em tamanho, de 650 para 1.700 metros quadrados. Os interiores apresentam tijolos expostos e as estruturas de madeira em todas as unidades oferecem ambientes integrados.
Tanto quanto sabemos, Unit # 118 é atualmente a única unidade disponível no mercado (embora não listados) e possui uma repaginação que oferece acabamentos de paredes de concreto e gesso stippled Veneziano. Cozinha rústica, portas corrediças talhadas de madeira nps e pisos de concreto até no banheiro!
∙ MBH Arquitetos: Harbor Lofts mbharch.com
∙ Listing: 400 Spear Street, # 118 (1/1.5) – $ 775.000 [863katy.com]
∙ Plano de Área: Rincon Hill: Site 5 – Armazém Hathaway [SFGov]
O Conceito de loft urbano foi consagrado mundialmente, com os grandes espaços industriais de Nova Iorque, convertidos para uso residencial mostrados em filmes de Hollywood, tais como, Flashdance e Ghost. Tamanha foi a repercussão desta época, que hoje, muitos dos apreciadores do Loft Living (vida em lofts), atribuem seu local de nascimento a NY, ignorando suas origens rurais e que sua primeira versão urbana, aconteceu na França, no década de 50, com os apartamentos da Cité Radieuse, do arquiteto urbanista Le Corbusier.
No período, do final da década de 60 e início da década de 70, eram considerados lofts, somente os grandes espaços convertidos, situados nos andares superiores de industriais e galpões. Guardadas as devidas proporções, os lofts representavam um espaço residencial diferenciado, que só encontrava paralelo, nos sofisticados apartamentos de cobertura (en:penthouse apartment).
Com a exposição em