Ergonomia
Ergonomia é a adaptação do trabalho às pessoas buscando o ajuste entre o ser humano e o ambiente de trabalho de forma confortável, produtiva e segura.
2-Em que situação laboral a falta da aplicação da ergonomia é potencialmente ao trabalhador? A aplicação de estratégias ergonômicas tornou-se um fator determinante para o bom desempenho dos processos fabris, tornando-se cada vez mais presente e necessária nas atividades organizacionais. O enfoque ergonômico se traduz nos dias atuais, como mais uma ferramenta a serviço da eficiência organizacional. As boas condições ergonômicas em qualquer atividade produtiva ou administrativa refletem no rendimento do trabalho e consequentemente a rentabilidade do negócio.
3-Com caráter multidisciplinar, quais áreas de atuação da ergonomia?
Análise e orientação das posturas e modo operatório de trabalho (treinamento, adaptação, pausas e micropausas, implantação das soluções ergonômicas); Palestras de sensibilização, conscientização e educação em saúde ocupacional.
4-Qual a interface da Ergonomia com relação Homem / máquina / Ambiente?
A interface entre homem-máquina-ambiente, seria adaptar o trabalho ao homem, desta forma prevenindo riscos ergonômicos no local de trabalho, investindo em segurança do trabalho.
5- Quais aplicações e adequações são consideráveis no âmbito da ergonomia quando tratamos de grupos ou diferenças étnicas?
O respeito é considerável no âmbito da ergonomia quando tratamos de grupos ou diferenças étnicas.
6- O que é antropometria e como se aplica na ergonomia?
A antropologia é a ciência da humanidade com a preocupação de conhecer cientificamente o ser humano na sua totalidade. Devido ao fato de ser um objetivo extremamente amplo que visa o homem como ser biológico, pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, a antropologia se divide em dois grandes campos a antropologia física e a antropometria cultural.
7- De cinco exemplos de