locura
Academicos:
Vinicius Santos Silva 8097910592
Pedro Henrique de Oliveira Roque 8097912955
João Carlos da Silva Balbuena 8062801380 Lucas Eduardo Martins de Souza 8483186311
ATPS- Algoritimo
Professor Diego Silva
1. Noção de algoritmo
Em português, a palavra algoritmo quer dizer “operação ou processo de cálculo”, entre outras definições possíveis (Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa, Mirador Internacional, Ed. 1977).
Outra definição de algoritmo pode ser dada como a especificação da e quência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade.
2.Pseudo Linguagem
Este modo de representar algoritmos procura empregar uma linguagem que esteja o mais próximo possível de uma linguagem de programação de computadores de alto nível mas evitando de definir regras de construção gramatical muito rígidas. A idéia é usar as vantagens do emprego da linguagem natural, mas restringindo o escopo da linguagem. Normalmente estas linguagens são versões ultra reduzidas de linguagens de alto nível do tipo Pascal ou C. No próximo capítulo veremos um exemplo de uma destas pseudo-linguagens.
3.Estrutura Básica de um Algoritmo
Um Algoritmo é normalmente dividido em 2 partes:
• A Primeira parte é aonde será declaradas tudo o queé necessário para a execução do algoritmo. Esta parte vai desde a palavra INICIO até a Paravra PROCEDA.
• A segunda parte é aonde serão colocados os comandos que serão executados pelo Algoritmo.Esta parte se inicia com a Palavra PROCEDA e vai até a palavra FIM. Exemplo:
INICIO
Primeira Parte
PROCEDA
Segunda Parte
FIM.
É algo muito parecido com uma receita de bolo, aonde primeiro colocamos os ingredientes, e depois colocamos o modo de preparo , aonde detalhamos os procedimentos necessários para o preparo da receita.