Locke
Nº06 10ºQ
Francisco José Gomes Teixeira
Filosofia
John Locke
Estado de natureza
Situação na qual o homem se encontra em plena liberdade. Cada um faz, literalmente o que quiser, se a sua intenção não seja prejudicar o outro. O homem tem direito a posses próprias. Isto porque na teoria de John Locke os seres humanos regem-se apenas pela Lei da Natureza, esta ensina que todos os indivíduos são iguais e que nenhum deles pode prejudicar o outro, tal como John Locke disse “ na saúde, na liberdade ou nas posses.”
Propriedade
Locke diz que o trabalho é que faz com que um terreno ou um certa porção de terra lhe pertence, seja seu por direito. Se eu dedicasse o meu tempo a cultivar marmelos, essa terra onde está o meu suor, o fruto do meu trabalho. Essas ações faziam com a terra passasse a ser minha pois eu é que a trabalhei para ela ficar como está.
Sociedade Civil
Vai desde o Estado de Natureza, onde toda gente é completamente livre para praticar as ações que entender, um autentico paraíso era onde como se vivia segundo John Locke, um verdadeiro mar de rosas.
Mas como não existia autoridade existente superior para ter o direito de julgar os indivíduos imparcialmente, por isso, quando foi posta em causa o Estado de Natureza de Locke foi criada esta sociedade civil.
A sociedade civil era uma comunidade organizada com exatamente as mesmas visões politica, com o objetivo de realizar valores e fins comuns, para isso, todos os indivíduos que queriam pertencer a esta comunidade teria de celebrar um contrato social onde rescindiam de algumas das liberdades de que possuíam, cedendo-a ao estado para que fosse ele a fazer as leis, a executar as mesmas com o objetivo de proteger e preservar os direitos de todos, criando assim a sociedade civil e o Estado.
Contrato Social
O contrato social consiste num acordo, livre e de mutuo conhecimento de dois ou mais indivíduos que prescindem de certas liberdades de que possuíam