Lobotomia
LOBOTOMIA
Assis – SP
2012
ENGENHARIA BIOTECNOLÓGICA - TURMA VII DATA:13/06/2012 Bioética
LOBOTOMIA
Projeto de pesquisa para disciplina de Bioética
DISCENTES: Andrômeda Oliveira R.A.: 125.799-4 Bruna Gebenes Boaventura R.A.: 125.578-9 Emilene da Silva Morais R.A.: 125.638-6 Franciele Beluci de Oliveira R.A.: 125.805-2 Herina Satie Tatibana R.A.: 125.719-6
DOCENTE: Marcelo Fábio Gouveia Nogueira
Assis – SP
2012
1. O que é a lobotomia?
A lobotomia é um tipo de neurocirurgia irrevessível que, há algumas décadas, chegou a ser considerada uma cura milagrosa para doenças mentais, sendo muito utilizada em pacientes esquizofrênicos.
O método implica no rompimento da ligação entre os lobos frontais, ou córtex pré-frontal, e o tálamo (responsável por transmitir as informações nervosas ao cortex), com intenção de acalmar os pacientes, mexendo com suas emoções e personalidade, sem interferir na inteligência.
O córtex pré-frontal está associado com o controle de impulsos, tomada de decisões importantes, emoção, raciocinio, memória, linguagem, sociabilidade, expressão de personalidade, entre outras funções complexas no cérebro.
O cérebro é composto pela massa cinzenta, onde estão os neurônios, e pela massa branca que compreende os axônios, ou fibras nervosas. Então a lobotomia era feita para separar a massa branca entre as diferentes áreas da massa cinzenta.
A lobotomia, de início, era