llllllllll
1º MÓDULO
PRIMEIROS SOCORROS
PROFª LUARA CRISTIANE DOURADO NEVES
UNIDADE 01
SUPORTE BÁSICO DE VIDA
O trauma é reflexo da história do desenvolvimento da própria humanidade. Talvez seja esta a doença mais antiga que o homem tenha sido vítima, pois entre 3000 e 1600 anos a.C encontram-se as primeiras descrições de casos de fratura de crânio em papiros.
Na atualidade, o trauma pode ser rotulado como a doença do mundo moderno. A partir da década de 80 as mortes produzidas por acidentes e violência passaram a representar a segunda causa de morte no quadro geral, sendo ultrapassada apenas pelas doenças cardiovasculares.
O trauma corresponde à primeira causa de morte entre as quatro primeiras décadas de vida, na ampla faixa entre 5 e 39 anos de idade.
Produz cerca de 120 mil mortes e 360.000 pessoas inválidas a cada ano.
Os acidentes de trânsito e os homicídios, estes últimos em franca ascensão, são as primeiras causas de morte por acidentes e violência.
O sexo masculino é o mais exposto dentro deste panorama estatístico, pois representa a parcela da população mais exposta a alguns fatores como velocidade, armas de fogo, álcool e drogas.
COMO SER UM BOM SOCORRISTA:
Manter a calma
Fazer tudo o que é possível
Avaliar riscos
Não temer críticas
Não se sentir frustrado
Não correr riscos desnecessários
Colaborar sempre
OMISSÃO DE SOCORRO
Segundo o artigo 135 do Código Penal, a omissão de socorro consiste em: "(...) deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, em desamparo ou em grave e iminente perigo; não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública."
Pena - detenção de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
Parágrafo único: A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta em morte.
Importante: O fato de chamar o socorro especializado,