Liza Crispim
Para Durkheim a sociologia tinha por objetivo não somente explicar a sociedade, mais também dar soluções para a vida social.
2. Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?
O texto aborda três características básicas que ajudam na descrição de fatos sociais. A primeira é a “coerção social”, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando – os a conformarem - se as regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade e escolha. A segunda é chamada de “exteriores aos indivíduos” é que eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente. Ao nascermos já encontramos regras sociais, costumes e leis que somos coagidos a aceitar por meio de mecanismos de coerção social, como a educação. A terceira característica é chamada de “generalidade”, ou seja, é social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles.
3. Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?
Segundo Durkheim, deve deixar de lado suas prenoções, isto é, valores e sentimentos pessoais em relação aquilo que esta sendo estudado. Para ele tudo que nos mobiliza – nossas simpatias, paixões e opiniões – dificulta o conhecimento verdadeiro, fazendo – nos confundir o que vemos com aquilo que queremos ver.
4. Afirmamos que Durkheim considerava a educação, formal e informal, como elementos importantes de integração dos indivíduos à sociedade.
Sim, pois a educação formal e informal permitiam ao individuo interagir com a sociedade de diferente maneira facilitando assim na interação social.
5. O crime para Durkheim, é um fato social normal ou patológico? Por quê? Discuta se o aumento vertiginoso da criminalidade nos últimos anos no Brasil e em outras sociedades permite ainda classificar o crime como um fato social normal.
É