Lixão de ariquemes
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 LIXÃO DE ARIQUEMES – CENÁRIO AMBIENTAL 4
2.1 DESCRIÇÃO DO LIXÃO 4
2.2 RESÍDUOS SÓLIDOS 5
2.3 RECURSOS HÍDRICOS 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A vida numa traz uma série de comodidades para quem nela vive. A cidade é formada por pessoas, equipamentos e processos diversos e, tal qual uma entidade qualquer, consume recursos e gera produtos como, por exemplo, bem estar, segurança, bens os mais variados etc. Porém, gera também subprodutos.
O principal subproduto dessa entidade chamada cidade é seu lixo, cientificamente denominado resíduo sólido urbano. Seu destino é um lugar que quase nenhum habitante lembra que existe: o lixão, lugar que, infelizmente, ainda representa o nível de compromisso da cidade com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
2 LIXÃO DE ARIQUEMES – CENÁRIO AMBIENTAL
Ariquemes possui 90.353 habitantes (85% urbana) (IBGE), localizando-se a 198 Km de Porto Velho. Suas atividades econômicas concentram-se nos setores primário e secundário, sendo: extrativismo (guaraná, castanha do Brasil e látex), indústria madeireira, pecuária (corte e leite), mineração de cassiterita. O setor terciário, nesses últimos dez anos, sofreu um grande impulso e continua rapidamente se desenvolvendo, com a instalação das mais diversas atividades comerciais e de serviços.
O desenvolvimento traz consigo mudanças de hábito e, com relação aos aspectos ambientais, uma relação de impacto mais intenso causada pelo aumento da população.
Como diz Phillippi Jr. (APUD Lima, p. 2, 2009) quanto maior a escala de aglomeração e concentração populacional, maiores serão a diversidade e a velocidade de recursos extraídos do ambiente natural, bem