O lixão de ariquemes
Em Ariquemes um dos principais problemas sócio ambientais é a não destinação correta dos resíduos que a população produz. O lixo não é um problema que se agravou de um dia para o outro, foi um processo lento que agravou-se com o passar do tempo. Devido o lixo ficar exposto, ele causa danos ao meio ambiente tanto na atmosfera quanto nos lençóis freáticos, além de poder causar doenças às pessoas que sobrevivem do lixão. As pessoas que do lixão tiram seu sustento, muitas vezes são discriminadas ou até mesmo são desconhecidos por muitos cidadãos.
No município de Ariquemes – RO, o lixão já existe no local atual há duas décadas, nos dias atuais 64,87% do lixo domiciliar produzido é orgânico (lixo de origem animal ou vegetal, ou seja, restos de seres vivos ou derivados dos mesmos ), esses resíduos putrefazem-se tornando-se em um liquido chamado chorume, que penetram camadas profundas alcançando os lençóis freáticos e assim contaminando-os, além disso, assim como em outro lixões em Ariquemes existe pessoas que sobrevivem dos resíduos que podem ser reciclados. No entanto, existe um projeto em execução em que a Prefeitura Municipal de Ariquemes (PMA) está construindo um aterro sanitário para o tratamento do lixo em Ariquemes produzido. O aterro sanitário é a melhor solução para os problemas referentes ao lixo.
ABSTRACT
In Ariquemes a major socio environmental problems is not the correct destination of the waste that the population produces. The garbage is not a problem that has worsened from day to day, it was a slow process that was worse with the passage of time. Because the waste be exposed, it causes damage to the environment both in the atmosphere as in groundwater, and cause diseases to people who live and survive the landfill. People who take the landfill's upkeep, often are decriminalized or even are unknown by many people.
In the municipality of Ariquemes - RO, the landfill already exists in the current location two decades, today 64.87% of