aluna
ELBA NANDA AZEREDO, NATIELLI R. M. NASCIMENTO E WILIANEY R. R. AMORIM
PROJETO INTEGRADOR: RECICLAGEM
O LIXO QUE VIRA LUXO
ARIQUEMES-RO
2013
Elba Nanda Azeredo, Natielli R. M. Nascimento e Wilianey R. R. Amorim
PROJETO INTEGRADOR: RECICLAGEM
O LIXO QUE VIRA LUXO
Ariquemes-RO
2013
“Lixo é domínio púbico! Através do lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros.
O lixo é comunitário.”
LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO RESUMO
A questão dos resíduos gerados tem sido foco da preocupação dos ambientalistas de todo o planeta. Este artigo apresenta um pouco da história da gestão de lixo pela humanidade, a importância da consciência ambiental para despertar a responsabilidade para esta temática, bem como discute o papel dos diversos agentes sociais na destinação do lixo urbano e procura mostrar alguns caminhos para sua utilização como gerador de renda e de melhores condições de vida para as comunidades.
INTRODUÇÃO
A história dos resíduos sólidos parece se confundir com a própria história do homem urbano.
“A partir do momento em que os homens começaram a se estabelecer em determinados locais, preferindo se fixar, com consequente abandono da vida nômade, novas situações em relação aos resíduos sólidos produzidos pela atividade humana foram criadas pela alteração introduzida em seus hábitos de vida” (PHILIPPI JR., 1979, colocar o numero da pág ).
Na idade média dizia-se que as cidades fediam, os restos e os dejetos eram jogados em lugares distantes onde pudessem sujar, cheirar mal e atrair doenças. Menciona-se também na história antiga que além da prática do lançamento de resíduos a céu aberto e em cursos d’água, enterrava-se e usava-se o fogo para a destruição dos restos