Inteligência artificial
IA – Inteligência Artificial
A humanidade tem se dado o nome científico homo sapiens – homem sábio – pois sua capacidade mental é importante para nossa vida cotidiana e nosso senso de ego.
É uma área de pesquisa da Ciência da Computação e da Engenharia da Computação, dedicada a buscar e desenvolver métodos e/ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade racional de resolver problemas, “pensar” ou, de forma ampla, “ser” inteligente.
O que é Inteligência Artificial?
• O sonho de fabricar artefatos com propriedades de inteligência vem acompanhando o ser humano há séculos. • O mito de Frankenstein não é novo. É característica da época pré-histórica da IA.
Descoberta do Neurônio • Entre os anos de 1836 a 1838 (cerca de uma década depois que os primeiros microscópios acromáticos se tornaram disponíveis), as primeiras células neurais foram descritas por vários anatomistas, tais como Gabriel Gustav Valentin e Christian Gottfried Ehrenberg • Cajal dedicou sua vida a traçar circuitos neurais; • Primeiros passos para compreender a inteligência.
O campo da Inteligência Artificial, ou IA, tenta entender entidades inteligentes.
Primórdios da IA
• Warren McCulloch, juntamente com o matemático Pitts, propõe matemático para o neurônio. 1943. • Hebb descobre a plasticidade das sinapses, dando uma explicação para o aprendizado do cérebro em 1943.
Histórico.
Século XIII: surgem as primeiras “cabeças falantes”, mecanismos que representavam uma face, executavam movimentos faciais e emitam sons.
Século XV: primeiros relógios como as primeiras máquinas modernas de medição.
Século XVI: fabricantes de relógios começam a utilizar mecanismos para construir animais mecânicos.
Século XIII: surgem as primeiras “cabeças falantes”, mecanismos que representavam uma face, executavam movimentos faciais e emitam sons.
Século XV: primeiros