Lixo
RESUMO
A deposição de resíduos sólidos, em lixões a céu aberto é um dos grandes problemas ambientais abordados nos dia de hoje. Mais de 90% do lixo gerado no Brasil hoje é deposto em lixões a céu aberto, falta consciência politica, conscientização da população e adoção de medidas para resolução do problema.
Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto ambiental da deposição de resíduos em lixão no município de São Félix do Xingu, bem como apontar os erros e sugerir ações que visem amenizar o problema no município.
Foi realizado um estudo observacional utilizando metodologia de pesquisa em campo e entrevista com os moradores locais, bem como fotografias da região. Os dados foram explanados em forma descritiva já relacionada com a discussão bem como uso de tabela e fotografias para elucidação dos fatos.
Concluímos que a deposição desses resíduos de forma inadequada causa vários problemas de saúde publica, para a população, contamina o lençol freático, o ar atmosférico, o solo e os rios da região. E que os resíduos de saúde jamais podem ser rejeitados sem tratamento adequado. Relacionamos ainda, varias metodologias de deposição desses resíduos com o objetivo de amenizar os diversos problemas ocasionados.
Palavras chave: impacto ambiental, lixão a céu aberto, saúde publica e danos ambientais.
Introdução Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto1. No Brasil os lixões a céu aberto são os mais utilizados. Mais de 90% do lixo em todo o país é jogado ao ar livre. Esse tipo de deposição de resíduos constitui um grave problema ambiental. Visto que no lixo é depositado todo tipo de resíduo gerado pela população, proveniente de todas as atividades