lixo
CABREÚVA/ 04.11.2014
TÍTULO: Um olhar para o Lixo
INTRODUÇÃO: A maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam, constitui o nosso modo de vida. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou separada da sociedade na qual estamos inseridos.
Um grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a relação que mantemos com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo os jovens perceberem que fazem parte da natureza, tanto melhor para sua convivência na fase adulta.
Freqüentemente os jovens, particularmente os que vivem nos grandes centros urbanos, associam a palavra natureza apenas ao campo, a um sítio, uma fazenda, à praia ou à floresta. Poucos são aqueles que percebem o bairro da escola ou de sua residência como natureza. Mas, é preciso que no ensino médio, os jovens compreendam que, ainda que transformadas pela ação humana, as cidades onde moramos fazem parte da natureza, do ambiente. Estimular os jovens a perceberem como vivem e se relacionam com a natureza e a sociedade e compreender quanto lixo produziu, pode ser uma importante ferramenta de percepção para eles.
JUSTIFICATIVA: O aluno irá compreender, localizar, sintetizar, questionar, ser capaz de associar o crescimento urbano e econômico ao aumento do consumo e ao impacto socioambiental causado pela produção do lixo. É importante perceber que essa avaliação tem por finalidade fazer com que os jovens também incorporem a questão da classificação do lixo e a sua forma certa de destinação.
OBJETIVOS: Conscientizar os jovens de que qualquer ser humano é um produtor de lixo, fazer com que eles percebam a quantidade de lixo que uma família pode produzir;
METODOLOGIA: Pesquisar a produção do lixo e suas principais destinações, destacando a reciclagem, a incineração (lixo hospitalar) e o aterro sanitário;
Pesquisar os impactos ambientais provocados pelo lixo em diferentes escalas: aparecimento de insetos e roedores,