Lixo
Esse lixo urbano têm origem na maioria das vezes nas casas (domicílios), além do que é coletado nas ruas. De modo geral são classificados em : resíduo seco ( materiais recicláveis, como garrafas pets, ou seja, feitas por plástico, e podem ser resíduos úmidos ( são materiais orgânicos, como por exemplo os restos de comida).
O grande problema nisso tudo é que alguns países ou cidades, não são tão desenvolvidos, ou seja, não acompanharam a globalização (exclusão), e o aumento do consumo, ambos consequentemente gerando o aumento do lixo, que ao serem depositados nos lixões, causam poluição ao solo. Quando acontece chuvas, a água entra em contato com esse lixo, e em contato com uma substância do lixo conhecida como chorume ( líquido escuro poluente produzido pela decomposição de matéria orgânica do lixo), que contamina além do solo, os aquíferos e os lençóis subterrâneos.
Além de que a presença de montanhas de lixo em céu aberto traz doenças, animais peçonhentos, além do mau cheiro.
Quando o lixo é decomposto libera gases nocivos, como por exemplo o metano e o dióxido de carbono, que ao entrar em contato com a camada de ozônio junto a outros gases, formam uma camada que bloqueia o ciclo tradicional dos raios, gerando então o efeito estufa.
A forma mais aceita de solucionar o problema do lixo é o projeto “3R”, reduzir (desperdício de energia e matéria prima), reutilizar ( usar o mesmo produto para dar origem a outro produto) e reciclar ( reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria prima para um novo produto).