HIPERMÍDIA NA EDUCAÇÃO: VALIDAÇÃO COM ALUNOS DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nina Mapelli - nina@tca.com.br
Universidade Feevale
Hipermídia na Educação
Profª. Orientadora Simone Hack da Silva Koch
Resumo
Este artigo aborda reflexões à cerca do uso de hipermídia na educação e suas contribuições na construção do conhecimento no ensino fundamental. Destaca o conceito de hipermídia, que surge da intersecção dos conceitos de hipertexto e multimídia, onde o conteúdo pode ser trabalhado pelo professor de forma não-linear e não-sequencial. Reflete sobre o jogo e a hipermídia e suas proximidades, que se dá pelo fato de serem interativos e isto deve ser aproveitado pelo professor em favor da educação. Relata o desenvolvimento e a validação com alunos de uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do Vale do Paranhana, com o intuito de averiguar como uma hipermídia pode contribuir na construção do conhecimento. Finalmente, apresenta a análise dos resultados à luz do referencial teórico.
Palavras-chave: hipermídia, multimídia, hipertexto e educação
1 Introdução
Atualmente, muitos alunos tem acesso às tecnologias fora do contexto escolar e exigem cada vez mais dos educadores que se especializem e promovam aulas criativas e dinâmicas, então, é aí que entram em cena as ferramentas computacionais, que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem e permitem o desenvolvimento de hipermídias envolvendo diferentes conteúdos.
O artigo tem como objeto de estudo a hipermídia na educação, aplicada a alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Nesta perspectiva, tem-se como objetivo primeiro explorar diferentes fábulas através da aplicação de uma hipermídia, fazendo com que os alunos se sintam atraídos pelas histórias, através da interação e, com isso, tenham a capacidade de aplicar o que aprenderam postando comentários num blog e segundo, proporcionar aos alunos a oportunidade de assimilar o conteúdo trabalhado em sala de aula,