lixo
PEDAGOGIA
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
RESÍDUOS SÓLIDOS(LIXO)
Luís Eduardo Magalhães
2014
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
RESÍDUOS SÓLIDOS(LIXO)
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de natureza e Sociedade; Ensino de Matemática na Educação Infantil; Ensino de Artes e Músicae, Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório:Gestão.
Profs:Andréia Zompero; Helenara Regina Sampaio;Laura Cava;Raquel Franco; Vilce Vidotte.
Tutora eletrônica: Fabiola Costa Barros.
Tutor(a) de sala: Rejane Cristine Trentini
Luís Eduardo Magalhães
2014
Introdução
A escola, como espaço de construção e socialização do conhecimento, tem como objetivo formar cidadãos comprometidos e esclarecidos com problemas do meio em que vivem. A Educação Ambiental tem a cada dia sendo mais discutida nas sociedades contemporâneas, principalmente nas questões socioambientais, em decorrência da gravidade da degradação do meio natural e social. Desta forma, a abordagem na escola, é uma maneira de oportunizar ao educando uma reflexão crítica da realidade a qual vive.
Conforme DIAS (1994a, p. 128-138), a busca em envolver a escola e a comunidade na discussão dos problemas socioambientais deve ter, como objetivo, fundamentar e prover os conhecimentos necessários à compreensão, pelos educandos, do seu ambiente de vida. E com isso, suscitar nos alunos, membros da comunidade e profissionais da escola, uma consciência ambiental que possa gerar atitudes e ações em vista da conservação, preservação e melhoria da qualidade ambiental. Esta aprendizagem será mais significativa se as atividades estiverem adaptadas concretamente às situações da vida real da cidade, ou do meio, do aluno e do professor. Para isto, é indispensável a participação