Apresentação Baterias
A bateria é um dispositivo de armazenamento de energia química que tem capacidade de se transformar em energia elétrica quando solicitada.
As principais funções da bateria são:
- Fornecer energia para funcionar o motor de partida.
- Prover de corrente elétrica o sistema de ignição durante a partida do motor.
- Suprir de energia as lâmpadas das lanternas e faróis e outros equipamentos enquanto o motor não estiver em funcionamento.
- Agir como estabilizador de tensão para o sistema de carga e outros circuitos.
- Providenciar corrente quando a demanda de energia do automóvel exceder a capacidade do sistema de carga através do alternador.
A bateria automotiva é constituída basicamente por:
- Caixa;
- Elemento ou célula;
- Bornes;
- Eletrólito;
- Placas positivas e negativas;
- Tampa;
- Separadores:
- Dispositivo antichama;
- Hidrômetro indicador do estado de carga;
Anexo I – componentes da bateria
CAIXA
A caixa é feita com um material leve, o propileno, excepcionalmente resistente e durável. A caixa facilmente resistente e durável. A caixa facilmente resiste a vibrações que ocorrem em serviço, em diversos tipos de terrenos.
TAMPA
A tampa é feita do mesmo material da caixa é injetada em uma só peça e selada a quente na caixa. A selagem deve ser resistente e não pode permitir vazamentos.
Quando a bateria começa a ser utilizada ou existe uma mudança climática, há uma liberação de gases. Por esse motivo as tampas das baterias têm um separador líquido-gás que não pode ser visto após a selagem da bateria e tem como função, estabilizar a pressão interna da bateria com a pressão atmosférica, liberar os gases provenientes da eletrólise interna da bateria e reter as partículas fazendo com que voltem para as células, deste modo nenhuma quantidade de água é expelido junto com os gases e a perda de água é praticamente eliminada. As baterias convencionais não têm este dispositivo separador líquido-gás,