lixo
FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA
CAMPUS ZONA SUL
Cesar Rodrigues
Joao Vitor Camargo
Marco Pereira
Rafael Almeida Silva
Vanessa Gomes
ATA – LABORATORIO DE ENG DE SOFTWARE
DIAGRAMA DE SEQUENCIA
SÃO PAULO, 2014
Sumário
Introdução
Com a alta quantidade de lixo produzido que não tem seus devidos tratamentos o ambiente acaba se degradando, se tornando um risco sanitário e ambiental, não só no Brasil, mas como no resto do mundo.
No Brasil este situação é mais agravante em regiões periféricas, onde as condições sanitárias são mais precárias. Geralmente nestas regiões não há saneamento básico, como o tratamento do esgoto, coleta de lixo regular, além de não haver uma organização para despejo dos lixos.
No bairro do Grajau localizado na zona sul do municipio da cidade de São Paulo, que sofre com este problema, observou a falta de concientização da população ao jogar seu lixo nas ruas de forma irresponsável.
Com a necessidade de procurar reeducar a população local sobre meios de descarte do lixo responsável, através de programas de coleta seletiva e ações sociais envolvendo a comunidade, procuramos formas de concientizá-los sobre estas questões, através de jogos eletrônicos educativos.
Objeto e problema da pesquisa
A quantidade de lixo que produzimos diariamente é enorme, sendo que grande parte não tem seu devido tratamento, prejudicando todo um ambiente. O lixo não tratado é um dos problemas sanitários e ambientais mais sérios do mundo moderno, além disto, também pode ser prejudicial para a economia de um país. No Brasil estima-se que o governo gasta anualmente cerca de 8 bilhões a mais, por reciclar apenas 11% de todo o lixo que produz, é o que revela a graduada em Biologia Mariana Araguaia para o portal Brasil Escola.
Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e