lixo
Existem ainda outros métodos para tratamento do lixo industrial, entre eles a neutralização utilizada para materiais ácidos ou alcalinos; a secagem ou mescla, que, através da mistura de resíduos úmidos e secos, cria materiais inertes como a serragem; o encapsulamento, método no qual os resíduos são revestidos com resina sintética tornando-se impermeáveis; e a incorporação, que agrega o lixo à massa de concreto ou de cerâmica nas medidas certas para que não prejudique o ambiente.
Processo de reciclagem
Coleta
O processo de reciclagem tem início no recolhimento das sucatas, principalmente, de latas de refrigerante e cerveja. A coleta é feita por ONGs, cooperativas e catadores que, muitas vezes, têm como esta, sua única fonte de renda.
Retirada de Impurezas
Depois de coletadas, as sucatas são enviadas a Centros de Coletas das Indústrias de Reciclagem, onde passam por esteiras para que todas as impurezas sejam retiradas.
Prensagem
Depois de removidos os resíduos, como areia e canudos plásticos, as latas são prensadas em fardos e é desta forma que são transportadas para os Centros de Fundição.
Fundição
Nos Centros de Fundição os fardos passam por uma nova triagem que verifica, inclusive, se as latas contêm radiação (Uma lata contaminada pode contaminar toda a linha de produção). Depois de verificadas, as latas são trituradas e passam por um processo químico para retirada de verniz e tinta, normalmente presentes nas embalagens. Quando em estado puro de alumínio, são colocadas em forno e fundidas, transformando-se então, em estado líquido.
Lingotamento e Laminação
Depois de derretido, o alumínio passa por uma nova verificação de qualidade