Lixo
Marcel Cidade Barcelos
SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS
São Luiz Gonzaga, 26 de abril de 2012.
SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Geologia e geomorfologia ambiental, Saúde e Meio Ambiente, Avaliação do Impacto Ambiental e Licenciamento e Auditoria de Certificação Ambiental. Prof. Ewerton de Oliveira Pires, Rodrigo de Menezes Trigueiro, Jamile Bernardes e Willian Luiz da Cunha.
São Luiz Gonzaga, 2012.
INTRODUÇÃO
Estudo feito em uma cooperativa de trabalhadores rurais para verificação de como se é feita a separação de resíduos e a destinação final.
Para realização do estudo usamos o seguinte questionamento:
1-Existe separação de resíduos nas salas da cooperativa?
Existe separação de resíduos. A separação de lixo seco é feita nas em todos os setores da cooperativa, já o resíduo orgânico só é coletado na cozinha e nos armazém da empresa. Os resíduos orgânicos produzidos na cozinha são recolhidos 2 vezes por semana o dos armazém por serem resíduos de grão são destinados ao torrador e posteriormente postos a venda e o resíduo seco é coletado 2 vezes por semana.
2-A cooperativa toda participa da separação ou existe uma determinada pessoa ou setor designado para a função?
Esta função é incumbida a todos os funcionários, após a responsável pela limpeza coleta eles já devidamente separados em cada setor.
3-Os funcionários têm orientações ou recebem treinamentos de educação ambiental? Os funcionários de nossa cooperativa recebem orientações passadas pelo setor de recursos humanos, nessa área também.
4-A cooperativa tem interesse em desenvolver programa de reciclagem de resíduos orgânicos? No momento não, nosso intuito com a separação do lixo é fazermos nossa parte como empresa e respeitar o meio ambiente.
5-Qual a destinação dada aos resíduos