Avaliação de desempenho
Características gerais do processo de avaliação:
Fase 1: Definição de objetivos
A definição dos objetivos é um processo coerente com os objetivos e plano de atividades dos serviços e organismos e a missão da unidade orgânica. Os avaliadores e avaliados acordam na definição dos objetivos, indicadores de medida, valores e respectiva ponderação. Os objetivos são fixados na Ficha de Avaliação do
Desempenho, que é assinada por avaliador e avaliado.
Fase 2: Revisão de objetivos
A revisão dos objetivos pode ocorrer, devendo porém assumir-se como de caráter excepcional. Esta revisão deve obedecer aos mesmos procedimentos que a definição dos objetivos.
Fase 3: Auto-avaliação
Tem caráter preparatório da avaliação e não constitui componente vinculativa da avaliação a atribuir pelo avaliador. Tem como objetivo principal envolver o avaliado no processo de avaliação e fomentar o relacionamento com o superior hierárquico, de modo a identificar oportunidades de desenvolvimento profissional.
Fase 4: Avaliação prévia
O avaliador procede à avaliação prévia dos funcionários sob a sua responsabilidade, que apresenta em reunião de harmonização das avaliações.
Fase 5: Harmonização das Avaliações
A reunião do Conselho Coordenador da Avaliação tem em vista a harmonização das avaliações e a validação das propostas de avaliação final correspondentes às quotas de mérito e excelência.
Fase 6: Entrevista de apreciação de desempenho
Consiste na reunião anual entre avaliador e avaliado, em que se comunicam e analisam a auto-avaliação e os resultados da avaliação. Nesta mesma entrevista são definidos os objetivos para o novo ano, retomando a Fase 1 do processo.
Fase 7. Homologação
Aprovação final das avaliações por parte do dirigente máximo do organismo.
Fase 8. Reclamação e decisão final
Os avaliados podem apresentar reclamação da avaliação efetuada ao dirigente máximo do serviço. O dirigente máximo do serviço decidirá da