Lixo
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.
Reciclagem do lixo no Brasil
Em 2004, do total do lixo produzido no país, 15% era composto por plásticos, 16%, por vidros, 8%, metais, 35%, papel e papelão. Em 2006, o volume de plásticos ficou estável (16,49%), papel e papelão caiu 62,4%, vidro diminuiu 83% e metal, 74,2%. A mudança de perfil é atribuída ao fato de a indústria estar substituindo papel, papelão e vidro por plástico nas embalagens. Conheça, abaixo, o desempenho destes produtos quando o assunto é reciclagem, de acordo com o Compromisso Empresarial para Reciclagem.
Só em São Paulo, são coletados diariamente 105 582kg por dia.
Alumínio - Em 2005, o Brasil reciclou mais de 9,4 bilhões de latas de alumínio, que representam