Logistica
PALETES DE MADEIRA
O Guia Log destaca mais informações sobre Paletes, a fim de facilitar o entendimento de todos. Os padrões de paletes com as medidas, você encontra no canal de conteúdo "Medidas".
Peso - O peso irá variar dependendo do tipo de madeira. Em média fica em torno de 30 kg.
Tipos de Madeira - As mais usadas são Peroba-rosa, Eucalipto e Pinus.
A seguir colocamos as principais informações necessárias para conhecer mais, antes de definir qual o tipo de palete de madeira que deve adquirir para a sua empresa.
nr. de entradas - São as entradas para os garfos da empilhadeira ou do carro hidráulico. sem vãos - É quando não tem vãos entre as tábuas da superfície do palete. com vãos - É quando tem vãos entre as tábuas da superfície do palete. vãos grandes - É quando tem vãos mais espaçados entre as tábuas da superfície do palete. madeira abaulada - É quando são utilizadas tábuas sem quinas para não ter risco de rasgar a embalagem do produto. longarinas - Vigas de madeira que servem de apoio para colocar as tábuas que comporão a superfície do palete. abas laterais - É quando as tábuas passam das longarinas das pontas, visando ter uma sobra para içamento por cabos. com reforço - É quando no meio do palete e por baixo, tem uma tábua mais larga para reforçar a estrutura, devido ao peso do produto a ser paletizado. Ela é colocada em sentido contrário as tábuas da superfície; mesmo sentido das longarinas. dupla face - É o palete com tábuas em cima e embaixo, pode ser reversível ou não. reversível - É o palete que tem a mesma configuração em cima e embaixo, ou seja, o mesmo número e tamanho de tábuas em cima e embaixo. calço - É colocado na longarina, entre as tábuas para que o palete não fique com nenhuma diferença de apoio na face inferior, para não enganchar ou ferir alguma caixa ou embalagem do palete inferior ou para correr em esteiras automatizadas.
Abaixo os tipos padronizados de paletes de madeira :
A - 2 entradas,