Lixo
Os resíduos sólidos urbanos (RSU's), vulgarmente denominados por lixo urbano, são resultantes da atividade doméstica e comercial das povoações. A sua composição varia de população para população, dependendo da situação sócio-econômica e das condições e hábitos de vida de cada um. Os resíduos sólidos são um dos grandes problema ambientais atuais, já que a população cresce cada vez mais e esta consumindo demasiadamente devido a facilidade de compra e grande apelo comercial,para tanto retira os recursos da natureza numa velocidade e escala bem maior do que sua capacidade de regeneração.A geração de resíduos sólidos aumentou de tal maneira que ultrapassa a capacidade da natureza de absorvê-los. Para Egri e Pinfield,(1998),esses problemas mantêm uma estreita relação com diversos fatores macroeconômicos e sociais,como por exemlpo crescimento desordenado da população,desigualdade na distribuição de renda,aumento do estilo de vida consumista,adoação de processos de industrialização intensivos em recursos naturais geradores de resíduos poluentes além de grande desperdício nos comportamentos individuais e coletivos em vários niveis.
Estima-se que cada pessoa produza, em média, 1,3 kg de resíduo sólido por dia. Desta forma, uma pequena cidade de apenas 10 000 habitantes produziria mais de 10 toneladas de lixo diariamente.
A coleta dos resíduos urbanos pode ser indiferenciada ou seletiva. É indiferenciada quando não ocorre nenhum tipo de seleção na sua coleta e acabam rotulados como lixo comum. E é seletiva quando os resíduos são recolhidos já com os seus componentes separados de acordo com o tipo de resíduo e destino para o qual são enviados. Após a coleta, o lixo comunmente pode ser encaminhado