Lixo
Lixo é qualquer material considerado inútil, gerado pela atividade humana, e que precisa ser eliminado. Isto na concepção humana, porque em processos naturais não há lixo, apenas produtos inertes.
Classificação do Lixo
Existem várias formas de classificar o lixo: quanto a sua origem, por sua natureza física, composição química, ou pelos riscos que ele apresenta.
Quanto a origem
Quanto a origem podemos classificar o lixo em: domiciliar, comercial, industrial, público, agrícola, hospitalar, radioativo, entulhos, e também o lixo de aeroportos, portos, terminais rodoviários e ferroviários. O lixo domiciliar é gerado nas residências, e é composto principalmente por restos de alimentos , jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, e várias outras coisas. Pode conter alguns resíduos tóxicos como pilhas e baterias (apesar de esse tipo de material precisar de um tratamento mais adequado do que simplesmente jogá-lo na lixeira da sua casa). O lixo comercial é originado por bares, supermercados, lojas, restaurantes, etc. O lixo industrial vem de diversos setores como o metalúrgico, químico, petroquímico, de papelaria, da indústria alimentícia, e etc. O lixo público é gerado pelos serviços de limpeza urbana que inclui resíduos de varrição das vias públicas, limpeza de praias, galerias e córregos. O lixo agrícola é gerado por atividades agrícolas e pecuárias, que inclui ração, restos de colheita, e embalagens de agroquímicos altamente tóxicos. O lixo hospitalar não é formado apenas por resíduos de hospitais, mas também farmácias e clínicas veterinárias. Contem principalmente algodão, seringas, agulhas, restos de remédios, luvas, curativos, sangue coagulado, órgãos e tecidos removidos, meios de cultura e animais utilizados em testes, resina sintética, filmes fotográficos de raios X e etc. O lixo radioativo vem da atividade nuclear que lida com diversos elementos químicos perigosos como o urânio, césio, tório, radônio e cobalto. Este tipo de lixo