Lixo e resíduos sólidos em brasiléia
HÁ SOLUÇÃO?
Com a realização destrabalho o objetivo principal e tentar amenizar os impactos ambientais causados pelo uso e descarte indevido do lixo da cidade de Brasiléia e quem sabe dos demais Municípios, conscientizando as pessoas a fazer coleta seletiva e principalmente tentar abrir os olhos das autoridades e pessoas competentes que na hora do descarte do lixo que seja em lugar adequado e sem risco a saúde da população e do meio ambiente. Por isso procurei tralhar um tema que muitas vezes pode passar por despercebidos por algumas pessoas mas que interessa atodos os que pensam e desejam uma destinação final dos seos lixos e que não prejudique os seres humanos e principalmente o meio ambiente.
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixourbano, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.
Assim como na maioria das cidades brasileiras o destino do lixo e resíduos sólidos gerados na cidade de Brasiléia é o lixão, ele é um local onde há uma inadequada disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. É o chamado descarga de resíduos a céu aberto. Estes resíduos assim lançados acarretam problemas à saúde pública, como proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos etc.), geração de maus odores, (já que o Lixão esta localizado no Km 10 da BR 317 as margens da estrada do Pacífico e muito próximo a casas de pessoas e até mesmo de uma pousada que esta localizada bem próximo do descarte do lixo onde muitas pessoas se queixam de um grande número de mosca vindo daquele local), outro tipo de poluição gerado pelo lixão daquele local é a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume (líquido de cor preta, mau cheiroso e de