Saúde do trabalhador
Definições
1-Acidente de Trabalho Típico e de Trajeto -Acidentes Típicos – são os acidentes decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado. -Acidentes de Trajeto – são os acidentes ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado e vice-versa.
2-Doença do Trabalho -A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).
3-Doença Profissional -Doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada). Ex: Disacusia ( surdez ) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.
Riscos Ocupacionais
Riscos Ocupacionais e Profissão
Riscos Físicos- estão inseridos nestes riscos os profissionais que atual com radioterapia e com raios-X de forma geral. Neste caso, é fundamental a instituição de saúde ter implantado o Plano de Proteção Radiológica (PPR) para o benefício de seus colaboradores.
Riscos Químicos- Os riscos são diretos aos profissionais que atuam com medicação quimioterápica ou outros produtos químicos, como degermantes para assepsia de materiais, por exemplo. O “inocente” cloro que usamos para uma simples limpeza é um importante agressor para as vias respiratórias.
Riscos Biológicos- O profissional de saúde está exposto no dia-a-dia de um centro-cirúrgico, de um laboratório, de um pronto-atendimento ou em qualquer outra área