os vários problemas do alto acre
OS VÁRIOS PROBLEMAS DO ALTO ACRE
Brasiléia-AC
2011
OS VÁRIOS PROBLEMAS DO ALTO ACRE
.
Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de elaboração e analise de projetos de conservação e proteção ambiental, estáticas, gestão de recursos hídricos e gestão de resíduos sólidos.
Prof.Rosimeire Midori Lima, Thiago Augusto Domingos e Eliane Araman.
Brasiléia-AC
2011
INTRODUÇÃO
Na região do alto acre pode ser mencionado vários problemas ambientais, dentre eles podemos destacar os lixões a céu aberto, o desmatamento elevado para a agricultura, grande quantidade de lixo nas encostas dos rios, derrubadas de mata ciliar, entre outros.
A maioria dos municípios acrianos responde processo na Justiça por crime ambiental. A causa, quase sempre, é devido ao lixão a céu aberto - proibido desde 1981, quando foi criada a Política Nacional do Meio Ambiente. Mas hoje, com a nova lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a maioria dos municípios terá de mudar maus hábitos ao lidar com o lixo. A lei, sancionada pelo presidente Lula, impõe novas obrigações a governos, empresários e cidadãos a respeito do gerenciamento do lixo e de materiais recicláveis.
DESENVOLVIMENTO
Sena Madureira é um dos municípios que o cartão de visita é o lixão. Bem na entrada da cidade, é possível observar o descaso às leis ambientais. Sempre figurou nas manchetes dos jornais, com imagens que chocam. Pessoas recolhendo ossos, restos do matadouro jogados no meio de entulhos, lixos caseiros e hospitalares.
O mesmo problema enfrenta as prefeituras de Senador Guiomard, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Em Tarauacá, por exemplo, o lixão chegou a contaminar a água do igarapé que