Lixo radioativo e nuclear
LIXO RADIOATIVO ou NUCLEAR
LIXO RADIOATIVO OU NUCLEAR
“A radioatividade é uma propriedade natural de algumas substâncias, que emitem espontaneamente partículas ou energia.”
A radioatividade não pode ser vista, ouvida, cheirada ou tocada. Quando começaram a estudá-la, cientistas não sabiam que ela era perigosa, e muitos morreram de câncer.
A radiação é emitida por muitos elementos, tais como urânio, rádio, potássio, tório, carbono e iodo, chamados radioativos. Toda radiação pode ser prejudicial aos homens e outros animais, porque danifica as células vivas. Quanto maior for o nível de radiação, maior será o dano.
2
FORMAÇÃO DO LIXO
O lixo radiativo ou nuclear é formado em sua maior parte em Usina Nucleares como a de Angra I e II, mas também pode ser formado em industrias de tecnologia, centros de pesquisas físicas e industrias de aparelhos que utilizam material nuclear como as maquinas de raio X.
É resultado da manipulação de materiais radioativos, assim luvas, roupas, ferramentas, peças e outros objetos que são usados em locais radioativos devem ser recolhidos, porque se contaminam com a radiação.
3
POLUIÇÃO DO SOLO
Materiais radioativos são utilizados na agricultura, indústria, medicina, em pesquisas científicas e engenharia, bem como na produção de energia e bombas nucleares.
Todos esses processos produzem lixo que deve ser descartado. Embora toda radioatividade se desintegre com o tempo, alguns materiais levam muitos milhões de anos para se desfazerem.
4
RESÍDUOS AGRÍCOLAS PASSAM PARA OS RIOS
5
POLUIÇÃO DA ÁGUA
Antigamente o mar era considerado o lugar ideal para se despejar um tipo de lixo, pois se achava que ninguém poderia ser prejudicado. Hoje, porém, sabe-se que não é assim.
O Mar da Irlanda foi afetado de modo diferente: a água contendo pequenas quantidades de material radioativo da usina de processamento nuclear de Sellafield está sendo despejada por
um