Lixo Extraordinário
Mariana Souza
Documentário - “Lixo Extraordinário”
Vicente José de Oliveira Muniz, conhecido artisticamente como Vik Muniz nasceu em 18 de dezembro, no ano de 1961, em São Paulo. Ele é formado em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), além de ser fotografo e um artista plástico extremamente conceituado. Suas obras são feitas de materiais inusitados, como restos de demolição, lixo e alimentos em pó ou grão como açúcar e chocolate. Vik é reconhecido por incorporar “ (...) objetos do cotidiano no processo fotográfico para criar imagens ousadas e geralmente enganosas”.
"Lixo Extraordinário" é um documentário anglo-brasileiro produzido em 2010. A obra mostra o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com os catadores de material reciclável em um dos maiores aterros do mundo, que fica localizado no Jardim Gramacho, no bairro periférico de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro.
O documentário mostra o processo de um projeto para a construção de peças artísticas com a utilização de matérias reciclados coletados no aterro. Vik pede a colaboração de sete catadores, entre eles do Tião Santos que é o presidente da Associação dos Catadores do aterro para realizar o projeto. Mas no decorrer das produções, entre 2007 e 2009 quando o doc foi gravado são percebidas transformações na vida e visões de mundo dos participantes que através da arte começam a enxergar uma realidade e possibilidades diferentes da qual estão vivendo.
Além de ressaltar a criatividade e mostrar a beleza da arte produzida com objetos reciclados, o documentário também exibe com muito afinco a realidade de pessoas que vivem em condições críticas de pobreza, o problema ambiental da disposição de resíduos sólidos e foca na falta de saneamento básico no local.
Vik se interessou pelo aterro porque na sua juventude foi pobre, viveu grande parte em um bairro de classe média baixa em São Paulo. Mas conseguiu dinheiro por causa de um acidente e foi para os