lixo eletrônico - folder
Para ter uma ideia, os resíduos eletrônicos representam cerca de 5% de todo lixo produzido pela humanidade. Isso quer dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população mundial.
Se todos nós fizermos nossa parte em relação ao lixo eletrônico, com certeza caminharemos para um futuro melhor e mais saudável. Sendo assim, CONSERVE,DOE, RECICLE. A mudança começa com você!!!
Você sabia?
O Brasil é o país emergente, que mais gera lixo eletrônico.
A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras. Todo material que é descartado e compõe os eletroeletrônicos, como resíduos sólidos, componentes tóxicos e metais pesados são substâncias consideradas tóxicas, e se não descartadas corretamente, trazem danos enormes não só para o ambiente, como para o ser humano.
O que podemos fazer para suavizar a situação de nosso país?
O problema será amenizado quando houver efetivas leis, que possam fiscalizar e punir os fabricantes que infringem as resoluções contidas no normativo nacional, e a partir do momento que os cidadãos se conscientizarem dos riscos que este descarte inadequado do lixo eletrônico pode trazer para a vida.
O que fazer para descartar o lixo eletrônico corretamente?
Para não provocar a contaminação e a poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte do lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas cooperativas que atuam na área de reciclagem.
Lembre-se:
O primeiro passo para evitar a poluição do meio ambiente é fazer coleta seletiva em casas,escolas e empresas. O lixo eletrônico deve ser sempre separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis.
O que é lixo eletrônico?
Lixo Eletrônico também conhecido como Resíduo computacional ou Resíduo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. São considerados lixos eletrônicos também artigos elétricos de