Artigo
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NO TRABALHO
Com base nos passos para elaboração de uma campanha ambiental, elabore um projeto para uma campanha Ambiental.
Esse projeto de campanha ambiental tem o objetivo de inserir em todos os setores da administração pública ações que promovam a economia de recursos naturais e financeiros e a conscientização dos agentes públicos quanto à necessidade de se respeitar o meio ambiente.
A A3P, instituída em 1999 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), coloca o setor público como responsável pela poluição do ambiente, pois há excessivo consumo de recursos naturais.
IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA:
Plásticos já respondem por 70% da poluição dos oceanos. De acordo com estudo realizado por organizações não governamentais, a concentração de material plástico nos oceanos, antes restrita a alguns pontos, hoje é onipresente nas águas dos mares do mundo inteiro e atingiu níveis inéditos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem 46 mil fragmentos de plástico em cada 2,5 quilômetros quadrados da superfície dos oceanos.
Quando o assunto é poluição, o plástico é sempre citado como um dos grandes vilões, pois leva mais de 100 anos para se degradar. Copos plásticos consomem energia na fabricação, matéria-prima e aumentam o acúmulo de lixo, contribuindo para a emissão de gases do efeito estufa. Observações e estudos apontam que um servidor usa aproximadamente 790 copos descartáveis, em um único ano.
Desperdiçar papel é um problema! A produção de papel está entre os processos industriais que mais utilizam água. São necessários 540 litros para produzir um quilograma de papel, e para cada tonelada de papel virgem, doze árvores são derrubadas, segundo o Instituto Akatu. Ou seja, quanto mais papel é produzido, mais árvores são cortadas, mais água é gasta no processo de produção e mais espaço em lixos e aterros é ocupado.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) as tarifas de energia