Professora e estudante de Direito
Professora: Massilânea Ferreira Gomes
Equipe: Christielle Soares da Silva Tavares
Geyzana Mamedes de Barros
Ronnie Tenório da Fonseca
Suellen Lira Maciel
Campina Grande
Setembro / 2013
INTRODUÇÃO
Lixo eletrônico é definido como sendo todos os resíduos de rápida obsolescência1 de equipamentos eletroeletrônico. Nestes estão incluídos aparelhos compostos quase que totalmente por circuitos eletrônicos como televisores, celulares, computadores, pilhas, baterias... O Programa Fashiontronics da Empresa Multinacional C&A vem com esse proposito, de conscientizar seus consumidores, da importância da sustentabilidade.
O problema de coleta de resíduos que mais cresce no Brasil é o de Lixo Eletrônico. Isso se deve ao fato de que constantemente está se produzindo novos produtos para manter o mercado em constante crescimento.
Ao decorrer do trabalho iremos detalhar como é feita a coleta, seus parceiros e a forma de destinação desse lixo.
DESENVOLVIMENTO
Em países desenvolvidos, os ciclos de substituição de aparelhos estão cada vez mais acelerado. O tempo médio para a troca de celulares – que já são mais de 102 milhões em uso no nosso País, é de menos de dois anos. Além desse fator, outra característica a desatualização desse produtos e a sua transformação em lixo eletrônico é que em geral a aquisição de uma aparelho novo é, monetariamente e tecnologicamente mais vantajosa para o reparo de um produto usado. Atualmente, na maior parte do globo, não existem locais certos para o descarte desses tipo de lixo, no Programa Fashiontroncs da Multinacional C&A na qual é primeira loja no Brasil a ser 100% ECO vem com esse proposito de conscientizar e ajudar ao meio ambiente e ao mesmo tempo incentivar a compra de um novo celular. Em suas lojas existe um ponto de coleta para celulares, pilhas e baterias. Em parceria com a Belmont Trading – Empresa